sexta-feira, novembro 21, 2008

mas é uma verdadeira merda mesmo! metrô....

3 de setembro:
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso na semana passada não prevê um centavo de investimentos da União no metrô de São Paulo, ao contrário do que anuncia a candidata petista à prefeitura da capital paulista, Marta Suplicy.
Sábado passado, ao lado do próprio Lula em campanha na zona leste da cidade, Marta disse que o presidente será “parceiro” dela no plano de expansão do metrô. Na televisão e no rádio, a candidata tem afirmado que seus projetos para a área possuem aval do governo federal.
Mas, segundo o Orçamento da União, disponível no site do Ministério do Planejamento, o valor reservado para “transporte ferroviário urbano de passageiro” é de R$ 1 bilhão e contempla as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Maceió, João Pessoa e Natal, todos municípios governados por partidos da base aliada do governo federal, sendo os três primeiros administrados por prefeitos petistas.

14/11/2008 - 19:51
Dinheiro para metrô de SP fica fora do Orçamento federal
Os deputados só descobriram ontem que a emenda em favor do metrô de São Paulo estava ameaçada de reprovação técnica. Hoje foi o último dia para a apresentação de emendas. A proposta nem chegou a ser levada ao comitê que analisa a admissibilidade das emendas. Para legalizar o aporte de recursos ao Metrô, o governo federal precisaria enviar um projeto de lei alterando o PPA, o que foi descartado, já que ministro e secretário-executivo do Ministério do Planejamento estavam fora de Brasília.


Não há previsão de verbas para o metrô de SP em 2009. Sim, amigo, 0 (zero) reais...
Metrô de São Paulo: 62 km.
Cidade do México: 250 km.
Londres: São 408 km de trilhos, o que em linha reta equivale quase à distância total entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Sua maior linha, Central Line, possui 83 km e supera a extensão de todo o sistema de metrô da cidade de São Paulo, que tem 60 km de trilhos.


Ajuda a montadoras criaria 13 km de metrô
Com a verba de crédito disponibilizada pelo governo a montadoras de automóvel em São Paulo seria possível construir até 13 quilômetros de metrô na capital paulista. A extensão é maior do que a da Linha 2 Verde, que liga a estação Alto do Ipiranga à Vila Madalena e passa sob a Av. Paulista, centro financeiro da cidade. (Terra)
A falta de investimentos acabou colocando o Metrô da capital paulista na vergonhosa posição de 41º no mundo, com apenas 61,3 km de linhas e 55 estações.
São Paulo está atrás de cidades como Santiago do Chile, com 80 km, e Buenos Aires, com 141 km de linhas de metrô. Sendo que a população de São Paulo é de 10,4 milhões de habitantes enquanto a da capital Argentina não passa de 2,7 milhões de habitantes.A solução para o transporte nas grandes cidades do mundo está na ampliação das linhas de metrô. Isso já não é dúvida para mais ninguém. Cidades como Madri, com uma população de 3,5 milhões de habitantes, tem um metrô com 317 km e 316 estações. Paris, com 2,1 milhões de habitantes, tem 213 km de linhas e 300 estações. Londres, com 7,5 milhões de habitantes, tem 408 km de metrô e 274 estações.Não precisamos ir muito longe para percebermos o descalabro em que colocaram São Paulo. Na Cidade do México (!!), com uma população de 8,5 milhões de habitantes, o metrô tem 250 km ante os míseros 61,3 km do metrô paulista.


O descaso para com a maior cidade do país é um crime, é imperdoável. Os maiores pagadores de impostos convivem com o colapso completo do siatema viário: ônibus obsoletos, que são monstruosos, barulhentos, poluentes (fumaça e barulho), acabam com o asfalto (que é um lixo, claro), e circulam muitas vezes quase vazios. Sair de bicicleta na cidade é loucura; de motocicleta é suicídio (ou um modo de irritar constantemente os motoristas da cidade com os nojentos “corredores de motos”); correr ou caminhar está ficando mais insuportável a cada dia, pelo desaparecimento de áreas verdes ou tranquilas, o barulho e a poluição em níveis intoleráveis; a soluçao de quem governa é um semáforo em cada esquina (regulado, para travar o trânsito, claro) e o maior número de agentes da CET e Polícia Militar (é que não há crime a ser combatido, sobrando policiais e dinheiro) multando tudo e todos (16.000 multas por dia!!!!).